PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL


ANDRÉ LAPIERRE


A Psicomotricidade Relacional tem seu alicerce na comunicação não-verbal, enfatiza os aspectos relacionais, psicofísicos, socieoemocionais, cognitivos e afetivos do ser humano.  Foi criada há mais de 40 anos pelo francês André Lapierre(falecido em 2008) tem seu trabalho reconhecido em vários países, sendo que no Brasil a prática começa a ser difundida tendo o Paraná, Ceará e Pernambuco os estados que mais tem divulgado e trabalhado com a prática terapêutico.  No Rio Grande do Norte, contamos com dois Psicomotricistas Relacionais, eu (Ana Katarina) atuando em Mossoró e o Professor Doutor Daniel Bezerra de Brito, atuando em Natal/RN;  Temos ainda em processo de formação o estudante Frank Dantas.
No Brasil o curso de Formação Especializada em Psicomotricidade Relacional está vinculado ao CIAR (Centro Internacional de Análise Relacional) conta com a supervisão científica de Anne Lapierre, Leopoldo Vieira e Isabel Bellaguarda.  A faculdade FA7 (Fortaleza-CE) abriu uma nova turma com previsão de inicio em setembro/2010.
 
 
 

 

 

CURSO

Especialização em Psicomotricidade Relacional (Latu Sensu)


Objetivos:
  • Habilitar profissionais para atuar na prevenção do surgimento de dificuldades emocionais, motoras e de comunicação que alterem os processos de aprendizagem;
  • Facilitar, por meio desse método, a evolução integral das pessoas;
  • Capacitar profissionais para identificar as patologias, que dificultam as interações diante dos diferentes níveis de integração do indivíduo, facilitando a expressão espontânea de seus interesses, dificuldades e necessidades inerentes ao desenvolvimento do ser humano;
  • Desenvolver o processo formativo em diversas instituições públicas e privadas;
  • Divulgar o valor da prevenção primária, demonstrando a sua importância na estruturação e evolução do sujeito;
  • Capacitar profissionais para atuar na prevenção do surgimento de dificuldades emocionais, motoras e de comunicação que alterem os processos de aprendizagem.



Público-Alvo:
Profissionais que possuam curso de nível superior e que atuem ou pretendam atuar nas áreas da Pedagogia, Educação Física, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Recursos Humanos, Administração,


Corpo Docente:
Anne Lapierre
Criadora Psicomotricidade Relacional – França
Egidío José Romanelli
Doutor – França
Vitor da Fonseca
Doutor – Portugal
Jorge Fernandes
Doutor – Portugal
Silvia Grassano
Doutora – Brasil
Daniel Bezzera de Brito
Doutor – Canadá
Jorge Sesarino
Doutor – Bélgica
Miguel Llorca Linares
Doutor
Ilhas Canárias
Josefina Sanchez
Doutora
Ilhas Canárias
Maria Eneida F. Holzmann
Doutora – Brasil
Gustavo Alberto P. Moura
Doutor – Brasil
José Leopoldo Vieira
Doutorando – Portugal
André Luiz M. Cavazzani
Doutorando – Portugal
Celso Luiz Mastrascusa
Doutorando – Portugal
Laura Monte Serrat
Mestre – Brasil
Rubens Wajnsztejn
Mestre – Brasil
Noemia Hepp Panke
Mestre – Brasil
Mª. Isabel Bellaguarda Batista
Mestranda – Portugal
Ana Elizabeth Luz Guerra
Mestranda – Portugal
Eloim Ribeiro Biscaia
Mestrando – Portugal
Luiza Helena G. P. Richa
Mestranda – Portugal
Luci Ane Moro Rosa
Mestranda – Portugal
Aline Rodrigues Tatar
Mestranda – Portugal
Rosimary Cristina M. da Silva
Mestranda – Portugal
Daniara Beatriz B. Malacoski
Mestranda – Portugal
Ibrahim Danyalgil Júnior
Especialista
Brasil
Beatriz Cornelsen B. Frehse
Especialista – CIAR
Elisangela Gonçalves B. Gusi
Especialista – CIAR


Investimento: R$ 415,00 Mensais

Parcela: 30

Coordenador: A definir.

Carga Horária: 660 Horas

Horários: Duração do curso: 24 meses. Periodicidade: mensal (sexta, sábado e domingo) e quinzenal (segunda e terça) Estágio supervisionado: um período semanal (manhã ou tarde) Janeiro e Julho: Intensivo de cinco dias

Observações:
  1. Critério de Seleção

    1ª fase: análise de curriculm vitae
    2ª fase: entrevista
       
       2.   Documentação Necessária:
  • Cópia RG;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do Histórico;
  • Cópia do Diploma (ou Declaração de Conclusão);
  • Currículo Vitae
  • 1 Foto 3x4
  • À FA7, reserva-se o direito de não realizar o Curso de Especialização, caso o número de candidatos matriculados seja inferior ao número mínimo de vagas;
  • À FA7, reserva-se o o direito de, por motivo de força maior, substituir membros do corpo docente por profissionais igualmente qualificados;
  • Informações: 4006.7613 (Geórgia e Helena) 10h às 21h 
Fonte: Faculdade FA7






                                           PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL


Psicomotricidade Relacional liga‑se a globalidade do ser humano, da criança. Quando falamos em globalidade, falamos em respeitar a unidade de funcionamento da atividade motora, da afetividade e dos processos cognitivos, falamos em respeitar o tempo da criança, sua maneira totalmente original de ser e agir no mundo, de viver, de descobrir, de conhecê‑lo, tudo simultaneamente; esta globalidade manifestada em sua ação, ligada ao mundo, deve ser compreendida como estreita ligação entre sua estrutura somática, sua estrutura afetiva e cognitiva. Utilizando‑se do jogo espontâneo para chegar no seu objetivo, a Psicomotricidade Relacional usa como mediadores desse trabalho, materiais lúdicos como bolas, bambolês, cordas, caixas, bastões, almofadas, cobertores, etc. É a partir do jogo, do material disponível e das relações surgidas na sala que o psicomotricista faz suas intervenções. Se desenvolve então um processo através das brincadeiras, com base na criatividade e espontaneidade, dando‑se ênfase na relação adulto/criança‑criança/objeto. Como se trata de jogo estamos todo o decorrer do processo trabalhando com os simbolismos das crianças e ao conseguirmos penetrar no simbólico das sua vivências, intervimos e conseguimos interagir com crianças mais fluídas e autônomas.
A Psicomotricidade Relacional, está estreitamente ligada a educação, a terapia e a saúde, tendo sua maior atuação na área preventiva. No âmbito educativo se proporá a precaução da aparição precoce de dificuldades emocionais, motoras e de comunicação que alteram os processos de aprendizagem, facilitando através desta técnica a evolução integral da pessoa. Também permitirá abordar as patologias que dificultam as interações frente aos diferentes níveis de integração do indivíduo, facilitando a expressão espontânea de seus interesses, dificuldades e necessidades inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
Em síntese, a Psicomotricidade Relacional terá presença na organização psicotônica do sujeito, entendendo‑a como parte resultante de sua história vital e relacional, tendo presente o condicionamento desta organização e reorganização psico‑neuro‑tônica pela vivência imaginária do corpo na relação com o outro. Ela se define como uma prática que permite ao indivíduo expressar seus conflitos relacionais e superá-los. Interfere de forma clara sobre as dificuldades de adaptação social e escolar, na medida que estão diretamente vinculadas com fatores psicoafetivos relacionais facilitando o desenvolvimento global do ser.
Ana Katarina Gurgel


O PAPEL DO PSICOMOTRICISTA RELACIONAL



Através da permissão e significação dada a expressão espontânea e criadora da criança, o psicomotricista participa desse processo como facilitador desses movimentos.  Mesmo dentro de uma postura de permissividade, o adulto deverá pôr limites, interferindo em situações que possam oferecer riscos para as crianças. A lei se faz necessária, pois ela garante a segurança e serve como referencial para prosseguir no jogo com tranqüilidade.
O psicomotricista estará apto à reconhecer todas as manifestações das crianças. O seu corpo será o continente, onde irá conter tanto as pulsões agressivas, quanto as afetivas. A criança poderá atuar com a tranqüilidade de que seus medos, desejos e outros comportamentos serão "escutados" e encontrarão uma ressonância na sala.

Ana Katarina Gurgel







PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL

O que é:

  • É uma prática terapêutica, de mediação corporal, realizada em grupo, através do prazer de brincar, da expressividade e de jogos simbólicos que favorecem a descoberta de diferentes formas de comunicação.

O que propõe:

  • Possibilita que a criança e o adolescente integrem uma maior compreensão e disponibilidade para usar sua capacidade de adaptação sócio-emocional e psicomotora, construtivamente.

Qual o objetivo:
  • Prevenir dificuldades relacionais, de desenvolvimento e de aprendizagem.
  • Exercer uma prática terapêutica no caso de dificuldades relacionais, de desenvolvimento e de aprendizagem já instalados.
  • Oportunizar uma estruturação mais saudável da personalidade.
  • Estimular posturas positivas frente a si mesmo, ao outro e ao mundo.
A quem se destina:

  • Crianças a partir de 2 anos.
  • Adolescentes.

Como acontece:

  • Trabalho realizado prioritariamente em grupo, respeitando a faixa etária para cada grupo, em sessões semanais com duração de 1 hora, nas quais utilizamos o brincar, o tempo, a espontaneidade, o espaço, o movimento corporal e os objetos mediadores para facilitar o processo de desenvolvimento global da criança, do adolescente e do jovem.